Eller: furacão cênico e vocal!

Cássia Eller no Concerto Cabeças - 1987. Foto: Sandro Alves

Eu fotografei  Cássia Eller em shows antes do sucesso, aqui em Brasília. Por ocasião de uma homenagem, um ano depois seu falecimento, a Dornellas — amiga dela e organizadora do evento — não encontrou outras fotos da Cássia que fossem desse período e em cena, se apresentando  nos palcos; os fotógrafos faziam imagens tipo foto de moda dela e coisas variadas (em casa com os amigos, em um carrão hippie). Mas nos shows, não iam fotografar, não que eu me lembre. Existem, entretanto, vídeos interessantíssimos!

Era uma delícia registrar aquela monstruosidade cênica e de voz. Era toda quinta-feira no Bom Demais (bar de Brasília). Quando ouvi o disco dela levei um susto. Eram outros arranjos e eu não estava vendo ao vivo aquele furacão cênico, é claro! Em muitas imagens a fisionomia ficou distorcida por recursos expressivos da linguagem fotográfica. Ela me sacaneava muito, dizia que não era feia daquele jeito. Eu não fui amigo, não era uma relação pessoal, era só contato de fã mesmo, no gargarejo.

Uma vez disse a ela: “Agora eu entendo porque Deus não me deixou viver a adolescência nos anos 1960, para ver os Beatles, Hendrix, Mutantes etc. É porque ele tinha reservado para mim a Cássia Eller.” Primeiro ela disse que não estava à altura deles. Eu neguei. Então ela emendou dizendo que ninguém sabia quem era ela. Ao que respondi: “Por enquanto!”. Não precisava ser nenhum vidente, aquela mulher em cena era uma coisa muito fora do comum! Me sinto privilegiado. Fiz essas fotos da Cássia, ganhei um prêmio escrevendo sobre fotografia em Machado de Assis e tenho um desenho do Arnaldo Baptista com uma dedicatória! O que mais? Ah! Fui no show do Paul MacCartney! Como já tenho um filho maravilhoso, não sobra quase espaço na minha alma para plantar uma árvore… Mas vou plantar, vou plantar em um esquema ‘Let it bed’!

Cássia Eller, o percussionista Bani e, ao fundo, Eugênia, em 1987, no bar Bom Demais, fundado por Cristina Cesar e Cristina Borracha . Foto: Sandro Alves

Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

