Futebol, violência e revolução

“CAIRO, 2 Fev (Reuters) – A torcida organizada de futebol que teve papel de destaque na derrubada de Hosni Mubarak escolheu agora como alvo o marechal Mohamed Hussein Tantawi, atual homem forte do país.”   (http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE81101Z20120202 )

A relação dos esportes com a violência, especialmente do futebol, se manifesta de forma interessante, no Egito. Torcedores de um dos times egípcios foram muito atuantes nas recentes manifestações políticas de rua no país. Os esportes (a arena do futebol), lugar onde as pulsões reprimidas desde o quatrocentos se concentram e são tratadas, oferecem vazamentos. Os ‘hooligans’ são um exemplo.

Norbert Elias afirmava que o futebol acontecia de forma especial na Inglaterra. Ele não viveu para ver como torcedores egípcios canalizaram sua violência de maneira produtiva visando mudanças políticas. Tudo indica que a não interferência da polícia na briga de torcidas de ontem foi uma vingança contra a torcida desse time, do qual não me lembro o nome, que foi bucha de canhão nas manifestações de rua que derrubaram a ditadura no país.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

4 Comentários em “Futebol, violência e revolução”

  1. Savio Ivo Says:

    Saiu no jornal da globonews que o governo militar egípicio está usando o quebra pau das torcidas como argumento para se manter no poder. Segundo eles – o governo militar -, o quebra pau indica que a população civil do pais não está madura para se governar. Pense na cara de pau. Se der mole essa história foi encomendada.


  2. Tenho uma Hooligan 9, verde claro, com uma bengala só na frente, freios à disco, aro 20…será que o pt vai querer a minha cabeça?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: