George Eastman e Steve Jobs

.
.
George Eastman: mais importante para a história do lúdico na tecnologia que STEVE JOBS
           Foto: Sandro Alves  – Filme usado: T-MAX 100, da Kodak
(1990 [circa])

Eu acredito que sofremos de um etnocentrismo vertical. Quero dizer que olhamos demais para o nosso umbigo temporal, a nossa “Era”. Estamos quase sempre superestimando os feitos contemporâneos. Não costumamos olhar oao menos um milímetro — ou nanômetro — atrás de nossos narizes. É como se o passado — e o passado da tecnologia também — não existisse.

Eu me lembrei, hoje, dia da concordata da Kodak, de George Easteman. E isso me levou a pensar, quase automaticamente,  na recente e ainda atual canonização do grande capitalista Steve Jobs.  (Por favor, não canonizem o Eastman também!  :# )

(A fonte é Wikipédia; lá só tem isso sobre o inventor do filme fotográfico que, dentre outras coisas, possibilitou, quase que imediatamente, a invenção do cinema, pois podia ser perfurado e dava firmeza para o movimento das ‘películas’)

“George Eastman (Waterville, Nova Iorque, 12 de julho de 1854 — Rochester, Nova Iorque, 14 de março de 1932) foi um empresário estadunidense.
Fundou a Kodak e foi inventor do filme fotográfico, que permitiu a popularização da fotografia.
George Eastman cometeu suicídio com um tiro de arma de fogo no coração e deixou uma nota de suicídio, onde dizia somente: “Para os meus amigos. Meu trabalho está feito. Por que esperar?”. Seu funeral deu-se na Igreja Episcopal St. Paul, em Rochester. George Eastman nunca se casou, e foi enterrado no jardim da companhia que fundou, a Kodak, em Rochester, estado de Nova Iorque.”

Curtir ·  · há 6 minutos ·

    • Alves Silveira Sandro Sim, mais importante que o Jobs. Ao menos até esse momento da história.

      há 5 minutos · Curtir
    • Alves Silveira Sandro Tudo o que faltava para o cinema ser inventado era o filme que George Eastman lançou. Ele era resistente e podia ser perfurado. A perfuração do filme é fundamental para o cinema, para a câmera e o projetor funcionarem. Eastman também lançou a Brownie. Essa câmera fotográfica foi uma espécie de “Iphone” da virada do século XIX para o XX.

      há 2 minutos · Curtir
    • Alves Silveira Sandro ‎”Você aperta o botão e nós fazemos o resto
      http://en.wikipedia.org/wiki/Brownie_(camera)

      en.wikipedia.org

      Brownie is the name of a long-running and extremely popular series of simple andVer mais
      há ± um minuto · Curtir ·
    • Alves Silveira Sandro Inúmeras crianças e adolescentes passaram a fotografar a partir de 1900, com o advento da Brownie. Henri-Cartier Bresson, o fotógrafo que, certamente, mais ‘fez escola’ ao longo da história, foi um deles.

      alguns segundos atrás · Curtir
      • O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos. O que fazemos nas horas de lazer determina o que somos.”
      – What we do during our working hours determines what we have; what we do in our leisure hours determines what we are.

      – George Eastman, citado em “George Eastman” – página , Oscar N. Solbert, Eastman Kodak Co., 1953, 22 páginas.
      E assim termina essa postagem de blog siamesa de facebook.
      Salves!
Anúncios
Explore posts in the same categories: Arte, Arte e pensamento, Cinema

2 Comentários em “George Eastman e Steve Jobs”

  1. Fábio Silva Says:

    Eu não acho que Jobs deva ser canonizado. É prematuro conceber que ele tenha feito tanta coisa sozinho porque não fez. Mas em comum, ele e George Eastman, possuem essa áurea de ter realizado (concebido, gerido, etc) algo que possibilitou a expansão da criatividade humana. “Um computador não é nada se você não puder utilizá-lo para criar algo mágico”, essa sou eu quem diz (e talvez pudesse ter sido Jobs), vejo da mesma forma o que Eastman deixou de legado para o cinema, fotografia, artes visuais. Imagino que a Kodak contribuiu para realizar sonhos fantásticos, como por exemplo, manter o registro da vida eternizado no filme, foto, instantâneo, o que seja. Assim como Jobs, que criou esse meu Macbook branco lindão e que me ajuda a criar esse comentário. 🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: